Faixa Atual

Título

Artista


Abertura de empresas em Bento registra melhor resultado em cinco anos

Escrito por em dezembro 18, 2019

Em 2019, mais de 2 mil empresas foram abertas

O ano foi positivo para a abertura de empresas em Bento Gonçalves. Conforme o levantamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), de janeiro a 5 de dezembro, o Município contabilizou a abertura de 2.075 empreendimentos em 2019. É o melhor resultado desde 2014, quando foram registradas 1.851 novas empresas, o que representa um acréscimo de 11%.

O titular da SMDE, Silvio Bertolini Pasin, destaca que a Administração Municipal tem fomentando a abertura das empresas por meio da desburocratização. “No ano de 2019, trabalhamos muito para simplificar todos os processos para o empreendedor. Tivemos grandes marcos, como a aprovação da Lei de Liberdade Econômica e a implementação da Sala do Empreendedor Digital”, aponta.

Das novas empresas, 1.336 (64,39%) são do setor de prestação de serviços, 270 (13,01%) de comércio, 240 (11,57%) comércio com prestação de serviços, 146 (7,04%) autônomos, 35 (1,69%) indústria, 36 (1,73%) indústria e serviço, oito (0,39%) agroindústrias, três (0,14%) associação e 1 (um) outros (0,05%).

Há quatro meses em vigor, o programa de incentivo a atividade econômica: Bento Mais Livre – Liberdade Econômica para crescer, também tem gerado resultados positivos. A partir do período de vigência da Lei (dados a partir de 1º de agosto), 770 novos empreendimentos foram abertos, o que representa 37% do total.

Consequentemente, com a instalação dos negócios, novas vagas de emprego são geradas. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), até outubro deste ano, o saldo de novas vagas de trabalho formais criadas no município foi de 996 oportunidades.

Outro ponto de fomento à instalação das empresas é a Lei do Incentivo ao Desenvolvimento Econômico (nº 6012/2015), que prevê a isenção temporária de taxas e tributos para empresas já estabelecidas no município e que tenham projetos de ampliação, ou que optarem por se instalarem em Bento.

Sala do Empreendedor

Com relação à Sala do Empreendedor, o local centraliza toda a tramitação necessária para o processo de formação de novos negócios. Entre os serviços prestados estão análises de documentação, alterações de dados, procedimentos administrativos para inscrição via JucisRS, protocolo de inscrições, certidões de zoneamento, licenciamento ambiental, alvará sanitário, projetos e consultas prévias.

Na última semana, o Sebrae RS anunciou que a Sala do Empreendedor do município foi agraciada com o Selo Ouro, o que corresponde a um elevado número de serviços ofertados.

De forma a proporcionar agilidade na abertura das empresas, em novembro deste ano, foi lançada a Sala do Empreendedor Digital. A plataforma reúne todos os serviços necessários para a gestão de uma microempresa individual e outras modalidades de empreendimentos. Confira: https://bentogoncalves.atende.net/#!/tipo/pagina/valor/2

Créditos foto: Rodrigo Ferri Parisotto

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Bento Gonçalves


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *