Faixa Atual

Título

Artista


A importância do cuidado com saúde bucal na terceira idade

Escrito por em setembro 23, 2019

Dia do idoso é lembrado em 1º de outubro.

Na próxima terça-feira (01), é lembrado o Dia do Idoso. Pensando nisso, a Rádio Solaris 97,3 realiza uma programação especial buscando tratar de temas relacionados a saúde de pessoas da terceira idade.

Durante a manhã desta segunda-feira (23), durante o programa Na Medida, ocorreu a participação de Katiane Ghinzelli, dentista da Pró Sorrir Odontologia.

De acordo com Katiane, o principal cuidado deve ser a higienização, pois, pessoas na terceira idade tem tendência a diminuição da produção de saliva, o que pode gerar acúmulo de placa bacteriana. Uma dica é beber bastante água.

Outra questão importante são as enfermidades, por vezes, alguns medicamentos também acabam afetando a produção de saliva.

Para quem utiliza dentaduras, é importante cuidar com fungos e fibroses na gengiva, observando possíveis manchas, caroços ou inchaços.

Conforme Katiane Ghinzelli, as atitudes mais importantes são a escovação e utilização de fio-dental, que evitam, dentre outras coisas, a gengivite, caracterizada por uma inflamação na gengiva e alerta para o início da cárie.

O maior inimigo da saúde bucal é o açúcar, caso não ocorra o cuidado com a escovação, causando a desmineralização dos dentes.

No caso de pessoas fumantes, a nicotina é maléfica para a gengiva, pois comprime os vasos sanguíneos.

Nos próximos dias, temas como alimentação também serão pauta, acompanhe a programação da 97,3.

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *