Faixa Atual

Título

Artista


A Educação de Nova Prata em tempos de Isolamento Social

Escrito por em abril 28, 2020

Neste período de suspensão das aulas presenciais os professores continuam trabalhando

Diante do cenário mundial, causado pela pandemia do Covid-19, que requer isolamento social e que gerou suspensão temporária das atividades escolares, de forma presencial, como ação preventiva para a propagação do novo Coronavírus e preservação da saúde, está sendo necessário reorganizar as atividades acadêmicas e o calendário escolar para que possa haver continuidade no processo de aprendizagem.

Neste contexto, a A Educação de Nova Prata em tempos de Isolamento Social, pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Comitê de Operações Emergenciais contra a Covid-19. Com relação à educação, o município observa o que está sendo orientado pelo Ministério de Educação, Conselho Nacional de Educação, Conselho Municipal de Educação em suas medidas provisórias, pareceres e resoluções que flexibilizaram o cumprimento dos 200 dias letivos, mantendo as 800 horas aula anuais e possibilitando a realização de atividades pedagógicas não presenciais.

Partindo disso, a rede Municipal de Ensino de Nova Prata está realizando atividades pedagógicas orientadas. Para fazer com que os conteúdos e atividades cheguem a todos os alunos, as escolas organizaram grupos de Whatsapp, grupos fechados no Facebook, que facilitam a comunicação com as famílias, além disso  é realizada a entrega presencial dos materiais necessários (livros, impressões,…) às famílias, nos horários agendados pela escola  e com todas as medidas de higienização e assepsia recomendadas.  

 Neste período de suspensão das aulas presenciais, os professores continuam trabalhando, mesmo que de forma remota, na organização e planejamento de aulas, orientação aos alunos e famílias, participando de reuniões  online  com as escolas, da  construção de Relatórios de Avaliação da Aprendizagem com a Secretaria Municipal de Educação, construindo recursos pedagógicos e fazendo  formações, utilizando as ferramentas tecnológicas.

Para os professores este período tem sido um grande desafio, pois estão precisando reinventar sua prática com o uso das tecnologias, de diferentes recursos, buscando estratégias para que o conhecimento chegue aos alunos, mesmo sem a interação, o olhar, o abraço e a presença, tão importantes para o ensino-aprendizagem. Nesse processo, com acompanhamento das direções de escolas e coordenação pedagógica, percebe-se o empenho de todos os educadores, na proposta de atividades pedagógicas diversificas e bem elaboradas,  que auxiliam os alunos a  evoluir  em sua aprendizagem, através da realização das atividades orientadas em casa.

A presença e o engajamento das famílias com o acompanhamento das atividades orientadas encaminhadas aos filhos, neste período, também tem sido muito importante. Queremos agradecer por todo empenho em conciliar a rotina diária com a realização das tarefas dos filhos, como uma forma de estar mais próximo deles, valorizando o processo de ensino-aprendizagem e contribuindo para o desenvolvimento das habilidades escolares.

Precisamos também destacar e valorizar a dedicação dos nossos estudantes, crianças e adolescentes,  que tiveram sua rotina modificada e, mesmo com saudades dos colegas, dos professores, do convívio na escola, estão realizando as  atividades escolares  buscando construir seu conhecimento em suas casas,  se adaptando a muitas transformações que interferem também no seu  estado emocional, fator que requer cuidado e atenção dos responsáveis para que possamos garantir que estejam todos bem no final deste período de isolamento social.

A Secretaria Municipal de Educação tem trabalhado acompanhando e orientando escolas e buscando a aprovação de uma plataforma online para sistematização das aulas. Os professores e escolas estarão recebendo orientação e formação nos próximos dias  e a  plataforma Google Classrrom será implementada a partir de maio, se persistir o período de suspensão das atividades escolares presenciais.

Ao retornar as aulas presenciais teremos outro momento muito importante: realizar um diagnóstico do que os alunos aprenderam neste período, o que precisa ser retomado, enfatizado, buscando formas de potencializar o desenvolvimento das habilidades necessárias para garantir a todos os alunos o direito à educação com aprendizado.

Por hora, continuamos contando com a colaboração e empenho de todos, alunos, pais, professores, direções, para que possamos zelar pelo aprendizado e pela saúde de todos. Ressaltamos que é muito importante continuar seguindo as orientações de prevenção  indicadas pelos órgãos competentes.

 #Fiquememcasa #Usemmáscara #Protejam-se

CONECTA+ COMUNICAÇÃO

Imprensa Oficial dos Municípios de Nova Prata e Protásio Alves


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *