Faixa Atual

Título

Artista


Festival da Canção Popular Italiana retorna em Protásio Alves

Escrito por em novembro 16, 2021

Vida, música, cultura e gastronomia no Festival da Canção Popular Italiana

A magia do reencontro pulsou no Parque da Imigração Italiana, em Protásio Alves, no sábado, 13: o Festival da Canção Popular Italiana voltou a acontecer. Após a interrupção causada pela pandemia do coronavírus, as vozes ecoaram para celebrar o cantar com a abertura oficial pelo prefeito Itamar Girardi e as soberanas Nathália Peruzzo e Bruna Martello.

Seis corais apresentaram-se: Canto e Encanto e Eco dei Monti, ambos de Protásio Alves; Per Tutte L’Eta, de Nova Prata; Bela Vista, de Fagundes Varela; Stella Alpina, de Caxias do Sul; e o Círculo Trentino, de São Valetim. No final do encontro, os integrantes de todos eles e autoridades interpretaram “primi taliane in Mérica”. A música coroou a 44ª edição do Festival da Canção Popular Italiana, o mais antigo do Brasil.

Nos pronunciamentos do padre Luciano Cansan; do prefeito Itamar Girardi; e do presidente do Eco Dei Monti, Graciano Fracasso, as menções foram de alegria, de valorização e de reconhecimento. Também participaram do evento, o vice-prefeito Jocimar Furlan;  o presidente da Câmara de Vereadores, Matheus Gardel Porta; o secretário de Turismo, Cultura e Desporto, Roberto Prigol; a primeira e segunda dama, Pricila Turani e Carina Dutra Furlan; vereadores e secretário municipais;  e o prefeito de Fagundes Varela, Nelton Conte.

Após as apresentações no Parque da Imigração, houve o jantar típico da gastronomia italiana no Salão Paroquial, onde o Município de Protásio Alves homenageou e agradeceu a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, através do padre Luciano Cansan; e Grêmio Esportivo e Recreativo Protasioalvense (Gerpal) através de Thalisson Lorencet. O evento foi animado por Fernando Franciscon e Henrique Negretti.

– Estamos felizes pelo evento que cultua a nossa cultura e expõe nossa história. Estamos imensamente gratos aos corais, às pessoas que participaram e todos que colaboraram pelo sucesso do evento –  ressalta o prefeito Itamar.

O 44º Festival da Canção Popular Italiana foi promovido pelo Município de Protásio Alves, com o apoio da Câmara de Vereadores, do Coral Eco Dei Monti. O jantar foi promovido pelo Gerpal. 

Fotos: Sonia Reginato

Sonia Reginato – DRT/RS 10.358

CONECTA+ COMUNICAÇÃO


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *