Faixa Atual

Título

Artista


15 de junho – Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Escrito por em junho 15, 2022

Reunião pública em Caxias do Sul visa alertar, prevenir e conscientizar sobre a violência contra idosos

A Comissão do Idoso da Câmara Municipal de Caxias do Sul traz para a discussão, nesta quinta-feira (15), o tema “Violência contra pessoa Idosa”. É uma roda de conversa referente ao 15 de junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa que acontece no Plenário da Câmara de Vereadores. O evento, aberto ao público (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição) é transmitido ao vivo, pelas redes sociais do Legislativo caxiense (Facebook e YouTube).

A iniciativa é uma parceria da Comissão do Idoso com o Conselho Municipal do Idoso com o objetivo de alertar, mobilizar, esclarecer e divulgar ações de prevenção e conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção aos maus-tratos ao mais velhos. O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

“Precisamos falar sobre esse tema da violência contra o idoso e orientar a comunidade sobre canais para buscar ajuda. Por isso, reforço o convite para as pessoas participarem do evento neste dia 15”, ressalta a vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, presidente da Comissão.

Estão convidados para o encontro representantes da Delegada de Polícia responsável pelo Cartório do Idoso, Aline Martinelli; e Carlos Beraldo, fiscal de Trânsito e Transportes e representante do município junto ao CETRAN/RS. Também devem marcar presença pela Fundação de Assistência Social (FAS) a diretora de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Franciele Roso; e a assistente social do Núcleo de Acolhimento Institucional (NAI), Nicole Fidler. Ainda receberam convite Daniele Rech e Patrícia Melotto (Centro Dia Capuchinhos e do Centro Dia Paz e Bem da Associação Mão Amiga), e Vanisse Zancan, presidente do Conselho Municipal do Idoso.

Fazem parte da Comissão do Idoso os vereadores Gladis Frizzo/MDB, Gilfredo De Camillis/PSB, Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, Rafael Bueno/PDT e Tatiane Frizzo/PSDB.

Velhice foto criado por freepik – br.freepik.com


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *