Rádio Solaris

Programa:

Comunicador:

NO AR

até às

Cadastro Positivo para beneficiar bons pagadores entra em vigor dia 9 de julho

12/06/2019 12:16

Campanha nacional visa estimular consumidores que pagam suas contas em dia e reduzir taxa de inadimplência

A partir de 9 de julho entrará em vigor em todo o país, o Cadastro Positivo, um banco de dados de consumidores que pretende beneficiar os bons pagadores e com a possibilidade de cancelamento em qualquer gestor. Os detalhes foram apresentados na tarde desta terça-feira, dia 11, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul através de uma videoconferência com o gerente do Sistema de Proteção do Crédito (SPC) Brasil, Vilásio Pereira Júnior.

Sancionada em abril, a lei do novo Cadastro Positivo determina que todos os consumidores brasileiros que possuem CPF ativo e empresas inscritas no CNPJ passem a fazer parte automaticamente do banco de dados. Diferentemente da tradicional lista de inadimplentes, o Cadastro Positivo irá trazer todo o histórico de crédito de forma consolidada, inclusive as contas que são pagas em dia, abrindo possibilidade para uma avaliação mais justa e para a redução do custo do crédito no país.

Conforme Rita Pereira, coordenadora do SPC da CDL Caxias, o Cadastro é para saber se o consumidor está pagando suas contas em dia. "A principal ideia é reduzir a taxa de juros e mudar seu comportamento também com a redução de inadimplência. Esperamos que as taxas devam cair e as condições de crédito melhorem aos consumidores", analisa.

O pedido de exclusão do Cadastrado pode ser feito a qualquer tempo e de forma gratuita. O retorno ao Cadastro Positivo é permitido mediante solicitação aos gestores dos bancos de dados também a qualquer momento e sem custo algum. As informações do histórico de pagamentos dos consumidores não poderão ser utilizadas para outras finalidades que não seja a concessão de crédito.

Na avaliação do SPC Brasil, as alterações no Cadastro Positivo devem democratizar o acesso ao crédito e estimular a competição entre as empresas desse mercado, como instituições financeiras, cooperativas de crédito e varejo. O cadastro consolida o histórico de crédito de pessoas físicas e jurídicas, por meio de bancos de dados com informações do cumprimento de obrigações financeiras, dos pagamentos de dívidas e contas de consumo, como água, luz, gás e telecomunicações.

Vantagens

Os bancos de dados são operados por instituições autorizadas pelo Banco Central, entre as quais o SPC Brasil, braço de serviços e inovação do Sistema CNDL (Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas). "As principais vantagens do cadastro positivo são proporcionar aos consumidores uma análise de crédito mais abrangente e assertiva, possibilitar que eles negociem melhores prazos e taxas de juros, de acordo com a análise de cada empresa, e facilitar a aprovação de empréstimos e financiamentos", avalia Vilásio Pereira.

A proteção de dados sensíveis e o sigilo bancário permanecem preservados, como todas as demais exigências previstas no Código de Defesa do Consumidor, garantindo que as informações dos cadastrados sejam utilizadas única e exclusivamente para fins de análise de crédito. Com anos de experiência na gestão do banco de dados de inadimplentes, o SPC Brasil possui uma estrutura tecnológica certificada para operar com o Cadastro Positivo, atendendo a todos os requisitos previstos nas normas e com o objetivo de garantir a segurança dessas informações e preservar a integridade dos dados dos consumidores cadastrados.

Pontuação

Com o novo Cadastro Positivo, as informações dos pagamentos das pessoas físicas e jurídicas serão utilizadas para compor um score de crédito, ou seja, uma nota determinada a partir da análise estatística dos hábitos de pagamento, do relacionamento com o mercado e dos dados cadastrais. Para quem concede crédito, apenas o score de crédito estará visível. O histórico de hábitos de pagamentos do cadastrado só será disponibilizado mediante prévia autorização do consumidor. "As pontuações variam de zero a mil. Quanto mais próximo a uma pontuação de mil, menor o risco, melhora as condições de pagamento. O benefício é a redução de taxas", diz Rita.

No histórico de pagamentos ou na composição do score não serão incluídos elementos relacionados à origem social, etnia, saúde, informações genéticas, sexo e convicções políticas, religiosas e filosóficas. O consumidor pode acessar seu histórico de pagamentos gratuitamente pela internet em sua área logada no site do SPC Brasil (www.spcbrasil.org.br/cadastropositivo) ou por telefone, por meio do SAC 0800 887 9105. Assim que disponível, a consulta de score se dará pelos mesmos canais.

Para o presidente da CDL Caxias, Ivonei Pioner, acredita que as pessoas passarão a ser donas do seu crédito. "O objetivo é ajudar as famílias a se organizarem nos seus pagamentos com melhores negociações e em dia e com muitos benefícios", afirma. Segundo ele, Caxias do Sul conta atualmente com cerca de 78 mil inadimplentes. "O número é um indicador negativo. Muitos deixaram ir para o SPC. Agora vamos entrar em um novo tempo. O comportamento da pessoa é que vai determinar a sua concessão e vantagens futuras para consumo de crédito, bens e produtos com baixas taxas", completa Pioner.


Ouça entrevista com Rita Pereira e Ivonei Pioner

Fonte: Rogério Costanza/Grupo Solaris

 

 

caxias do sul CDL cadastro positivo

 

Comente esta notícia:

 

31/05/2016 11:45

Iniciado cadastro Vitícola em Flores da Cunha

Por meio do cadastramento é possível determinar estimativas detalhadas sobra a produção vitícola no Estado

06/06/2016 14:51

Comissão de Constituição da Câmara e CDL avaliam regulamentação de feiras e atividades itinerantes

13/06/2016 11:52

Geada causa acidente na ERS-122 em Caxias do Sul

Motorista perdeu controle do veículo em uma curva

AS MELHORES RECEITAS COM CARINHO ESPECIAL. ACESSE:

NOS ENCONTRE NAS REDES SOCIAIS:

;

Avenida Valdomiro Bocchese, 872 . CEP 95250-000, Antônio Prado . RS . Freqüência: 1110 KHz . Potência: 1/0,25 KW

Fone: 54.3293.1110 | Fax: 54.3293.1733 | E-mail: radiosolaris@radiosolaris.com.br

 

Avenida 25 de Julho, 1470 Sala 44 . CEP 95270-000, Flores da Cunha . RS . Freqüência: 89,7 KHz

Fone Geral: 54.3292.5747 | Fone Ouvinte: 54.3292.5758 | Email: radiosolaris897@gmail.com

Voope