Rádio Solaris

Programa:

Comunicador:

NO AR

até às

Estelionatários tentam aplicar golpes na população de Flores da Cunha

15/03/2019 15:46

Na manhã desta sexta-feira, a Rádio Solaris recebeu diversos relatos de pessoas que foram vítimas do golpe do Falso Sequestro

Algumas pessoas de Flores da Cunha têm recebido nos últimos dias ligações suspeitas de estelionatários que tentam aplicar golpes. Na quinta (14) e sexta-feira (15), inclusive durante a madrugada, bandidos praticando o Golpe do Falso Sequestro, tentam fazer vítimas na cidade.

O relato das pessoas que receberam ligações dos criminosos geralmente é similar. Os vigaristas colocam ao telefone uma pessoa chorando, pedindo socorro e chamando pelo familiar, depois, uma pessoa do grupo explica que precisa de dinheiro e que se não receber certa quantia, vai matar o "sequestrado".

A Delegada Aline Martinelli, titular da Delegacia de Polícia Civil de Flores da Cunha alerta a população para que não caia em golpes e sempre procure as autoridades competentes antes de depositar valores aos bandidos. Aline lembrou também que as pessoas devem, antes de tudo, contatar o familiar, pois na grande maioria das vezes ele está bem, em sua casa ou no trabalho.

A Delegada Aline disse, "Nós temos muitas ocorrências na delegacia não só agora nesse período, mas todo o ano, de pessoas que são vítimas de tentativas de extorsão ou estelionato, consumados ou tentados, praticados mediante o uso telefone e de ligações".

Em entrevista à Rádio Solaris, uma das vítimas do Golpe do Falso Sequestro disse "quase morri de susto", quando atendeu a ligação e ouviu "Mãe! Mãe! Tão me matando, tão me matando, mãe!" A vítima disse que no mesmo momento desligou o celular, telefonou para os familiares e constatou que eles estavam bem.

A Delegada Aline comentou também que apesar da defasagem no número de profissionais que atuam na delegacia em Flores da Cunha a Polícia Civil, jamais deixa de trabalhar. "A gente tem resultado positivos com relação aos inúmeros tipos de crime, a gente também conta com o trabalho preventivo da Brigada Militar, que é bem importante para evitarmos o crime", disse.   

 

DICAS PARA NÃO CAIR NO GOLPE DO FALSO SEQUESTRO

1 - Pare, pense e fique calmo

Diante da possibilidade de um familiar ter sofrido um acidente ou sequestro, a vítima deixa de tomar providências óbvias, como checar se a informação é verdadeira com a suposta vítima. Uma simples ligação resolveria o caso. Mesmo sob ameaça, desligue, finja que a ligação caiu e tente contato com quem pode ser o sequestrado ou outro familiar/amigo. Caso não consiga falar, acione a polícia.


2 - Não dê nome de parentes para os criminosos

O nervosismo faz com que a vítima, sem perceber, dê informações úteis para os bandidos. Ao ouvir o choro do "sequestrado", ela acaba falando o nome de um parente. E isso é tudo que os criminosos queriam para pressioná-lo mais ainda. NUNCA revele nomes de familiares nestes casos.


3 - Desconfie de ligações longas

A maioria esmagadora dos primeiros contatos de sequestradores tem durações rápidas, pois temem ser rastreados pela polícia. Também não atenda ligações a cobrar. Caso a chamada seja de um número que não conheça, desligue.


4 - Oriente também os idosos

Pessoas idosas costumam ser mais vulneráveis à manipulação dos bandidos. Às vezes, uma simples ligação pode prolongar uma conversa com desconhecidos e dar munição para um futuro golpe.


5 - Sempre dê queixa na polícia

Mesmo que caia no golpe, procure a polícia para registrar o caso. Com informações sobre a origem da chamada e o número da conta ou local que foi entregue o valor pedido pelos bandidos as autoridades.


Ouça a entrevista da Delega Aline Martinelli e de uma das vítimas do Golpe do Falso Sequestro concedidas à Rádio Solaris: 

Fonte: Filipe Brogliatto/ Grupo Solaris

 

Flores da Cunha rádio Solaris golpes delegada aline falso familiar

 

Comente esta notícia:

 

27/05/2016 11:43

Flores da Cunha terá ponto facultativo nesta sexta-feira

Repartições Públicas irão atender em caráter especial

27/05/2016 12:40

Flores da Cunha participa do Dia do Desafio 2016

Neste ano Flores da Cunha compete com a cidade de Duaca, na Venezuela, que tem 49.958 habitantes.

31/05/2016 11:35

22ª Grito da Terra é realizado em Porto Alegre

Uma das principais lutas neste dia será contra a reforma da previdência, que se aprovada, afeta diretamente o homem e a mulher do campo

AS MELHORES RECEITAS COM CARINHO ESPECIAL. ACESSE:

NOS ENCONTRE NAS REDES SOCIAIS:

;

Avenida Valdomiro Bocchese, 872 . CEP 95250-000, Antônio Prado . RS . Freqüência: 1110 KHz . Potência: 1/0,25 KW

Fone: 54.3293.1110 | Fax: 54.3293.1733 | E-mail: radiosolaris@radiosolaris.com.br

 

Avenida 25 de Julho, 1470 Sala 44 . CEP 95270-000, Flores da Cunha . RS . Freqüência: 89,7 KHz

Fone Geral: 54.3292.5747 | Fone Ouvinte: 54.3292.5758 | Email: radiosolaris897@gmail.com

Voope